Curiosidade | Por que Kaz odeia Pekka Rollins em Sombra e Ossos?

Você sabe qual é a origem da rivalidade e do ódio de Kaz Brekker por Pekka Rollins? Caso não saiba, continue lendo esta matéria do Sobre Sagas e descubra agora mesmo!

Publicidade

Publicidade

Na primeira temporada de Sombra e Ossos, série que adapta os livros de fantasia da autora israelita (naturalizada americana) Leigh Bardugo, temos um pequeno gostinho da rivalidade entre Kaz Brekker (Freddy Carter) e Pekka Rollins (Dean Lennox Kelly). E vemos que, por alguma razão, Kaz odeia bastante Pekka Rollins, embora o criminoso pareça nem o reconhecer.

Mas qual é a razão de tanto ódio por parte de Kaz Brekker em relação a Pekka Rollins? Embora a série não tenha abordado essa questão, os livros da Duologia Ketterdam, na qual os Corvos aparecem, já explicaram a origem desse ódio e dessa rivalidade.

Publicidade

Tenha em mente que, a partir daqui, há pequenos spoilers dos livros Six of CrowsSangue e Mentiras (2015) e Crooked Kingdom: Vingança e Redenção (2016), da autora Leigh Bardugo.

Publicidade

Kaz Brekker e Pekka Rollins em Sombra e Ossos
Kaz Brekker e Pekka Rollins em Sombra e Ossos (Imagem: Reprodução/Netflix)

Por que Kaz Brekker odeia tanto Pekka Rollins?

Como já comentamos em outra matéria do Sobre Sagas, os Corvos não fazem parte da Trilogia Grisha, na qual a maior parte dos eventos da série Sombra e Ossos são inspirados. Eles só aparecem no quarto e quinto livro da saga, conhecidos como Duologia Ketterdam. O que a Netflix fez foi criar uma história à parte, envolvendo a missão de sequestrar Alina Starkov (Jessie Mei Li), a Conjuradora do Sol, para introduzir os Corvos numa espécie de prequela.

Publicidade

Publicidade

Os livros da Duologia Ketterdam, como o nome sugere, giram em torno da cidade de Ketterdam. Acompanhamos os Corvos, um grupo de foras da lei liderados por Kaz Brekker.

Freddy Carter como Kaz Brekker em Sombra e Ossos
Freddy Carter como Kaz Brekker em Sombra e Ossos (Imagem: Reprodução/Netflix)

Porém, Kaz não nasceu em Ketterdam. Com o sobrenome “Rietveld”, Kaz nasceu na verdade na vila de Lij. Depois que seu pai faleceu, o jovem Kaz, com nove anos na época, e o seu irmão mais velho, Jordie, mudaram-se para Ketterdam, com um pouco de dinheiro que conseguiram vendendo a fazenda em que moravam, buscando começar uma nova vida.

Confira também:
Curiosidade: Por que Kaz Brekker é manco em Sombra e Ossos?

Kaz e Jordie foram vítimas de um golpe aplicado por Pekka Rollins

Entretanto, quando chegaram na cidade, a dupla sofreu um golpe e acabou perdendo todo o dinheiro que tinham. E adivinhem só quem foi o responsável por aplicar o golpe… Isso mesmo, Pekka Rollins. Sem dinheiro, amigos nem familiares, os dois irmãos acabaram tendo que morar nas ruas.

Dean Lennox Kelly como Pekka Rollins em Sombra e Ossos
Dean Lennox Kelly como Pekka Rollins em Sombra e Ossos (Imagem: Reprodução/Netflix)

Porém, o sofrimento dos dois estava apenas começando. Quando a Praga da Dama da Rainha, também conhecida como Piropora, assolou a cidade, Kaz e Jordie contraíram a doença. Enquanto padeciam da praga, as autoridades presumiram que ambos estivessem mortos e enviaram seus corpos para o mar. Porém, Kaz ainda estava vivo e se viu obrigado a nadar de volta para Ketterdam, usando o corpo do próprio irmão, já morto, como barco.

Publicidade

Publicidade

Chegando em Ketterdam, Kaz mudou seu sobrenome para Brekker e jurou vingança a Pekka Rollins, a quem ele culpava diretamente pela morte de seu irmão e pelo trauma que sofreu. Aos 12 anos ele se juntou à gangue dos Dregs, subindo rapidamente na hierarquia do crime e reestabelecendo o Clube do Corvo em um dos portos da cidade.

Aproveite e leia também:
O que é e como surgiu a Dobra das Sombras em Sombra e Ossos?

A série da Netflix vai abordar essa história?

Como já comentamos, a adaptação da Netflix, embora fiel à Trilogia Grisha, tem feito várias mudanças em alguns detalhes do enredo. Algumas são pequenas, mas outras são bastante grandes, como a inclusão dos Corvos no arco de Alina Starkov.

Entretanto, há grandes chances de que a Netflix aborde, sim, essa história de origem de Kaz Brekker para explicar o ódio que ele sente por Pekka Rollins. Aliás, já houve até mesmo uma cena que deu uma pequena pista de que isso pode acontecer numa temporada futura (ou numa série spin-off, quem sabe?).

Numa cena da primeira temporada, quando Rollins ameaça Kaz, dizendo para ele ficar de fora da missão de sequestrar a Conjuradora do Sol, o bandido pergunta ao Corvo se eles já haviam feito negócios antes, reconhecendo brevemente o rosto de Kaz.

Kaz Brekker sendo atacado por Pekka Rollins e seus capangas
Kaz Brekker sendo atacado por Pekka Rollins e seus capangas (Imagem: Reprodução/Netflix)
Publicidade

Publicidade

Ou seja, Kaz Brekker e Pekka Rollins parecem já ter tido uma história juntos no passado da série, apesar de Pekka não se lembrar dos detalhes. Afinal, para ele, aqueles dois garotos de quem ele roubou dinheiro eram apenas mais duas entre centenas de vítimas e não tinham importância nenhuma.

Kaz, por outro lado, certamente se lembra de tudo o que ele passou por conta do golpe aplicado por Pekka. E há grandes chances de vermos, numa possível segunda ou terceira temporada de Sombra e Ossos, a vingança de Kaz Brekker contra Pekka Rollins.

 

 

E aí, gostou dessa curiosidade? Você já conhecia a origem da rivalidade entre Kaz Brekker e Pekka Rollins? Que outra explicação sobre os personagens você quer ver aqui no Sobre Sagas? Pois conta para a gente aí nos comentários!

Publicidade

Publicidade

Fontes: The Grishaverse Fandom e ScreenRant

Redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês pela PUCPR. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Gosta de poesia, literatura, cinema, televisão e gatos.

Deixe seu comentário