CULTURA POP | Spin-off, Crossover, Cliffhanger.. conheça os principais termos do entretenimento

Confira os principais termos do entrenimento utilizados na Cultura Pop como Spin-off, Prequel, Sequel, Easter Eggs, 4ª parede e muito mais.

Assim como diversas áreas de conhecimento, quando falamos de filmes, séries, livros e quadrinhos que se encaixam dentro da cultura pop, temos seus próprios termos de entretenimento. Muitas vezes, esses termos são desconhecidos por grande parte das pessoas e por conta disso, o Sobre Sagas resolveu explicar um pouco sobre o que cada um desses termos significam.

Qual seria a diferença de Prequel, Sequel, Reboot, Spin-Off? Quem nunca pegou um grande Spoiler de uma série ou filme que acabou de ser lançado? Qual nome que se dá para aquele objeto presente em algum filme que às vezes passa despercebido e volta sendo algo completamente importante para a história?

O que é Quebrar a Quarta Parede? O que são os Easter Eggs presentes em um filme ou série? Todas as suas respostas podem ser obtidas através dessa matéria. Confira agora a lista dos termos do entretenimento mais utilizados e seus significados:

Spin-off

O termo Spin-off é super comum e utilizado bastante em filmes e séries. Ele é uma espécie de subproduto, podendo ser um filme ou uma série derivada focada num personagem que tenha ganho visibilidade na história. Por exemplo, um personagem secundário que se destaque ao ponto de ter um próprio filme ou série produzidos apenas para contar sua história.

Grandes exemplos disso são Dory, que ganhou o filme “Procurando Dory” depois de seu sucesso em “Procurando Nemo”, e os Minions, que tiveram um grande sucesso no lançamento de “Meu Malvado Favorito” e conseguiram uma história para contar suas origens através de alguns filmes já lançados.

Em séries temos exemplos grandes como “Better Call Soul”, que foi inspirada num personagem de “Breaking Bad”, e “The Originals”, que teve sua história inspirada no grande sucesso de  “The Vampire Diaries”.

Spin-Off, um dos termos muito utilizados na Cultura Pop, tem como exemplo o filme Procurando Dory.
Spin-Off, um dos termos muito utilizados na Cultura Pop e no Entretenimento, tem como exemplo o filme Procurando Dory.

Reboot

O termo Reboot é usado para uma versão nova de um filme / série já lançado. Em tradução literal, significa “reiniciar, recomeço”, onde a história e seus personagens não estão mais relacionados com a obra anterior, oferecendo novas narrativas em um novo filme ou série. No Reboot, você utiliza uma base da história/personagens já prontas para dar inicio a uma nova história que ainda não foi contada, normalmente tomando um outro rumo e tendo uma conclusão diferente do original.

Alguns exemplos de Reboot são os filmes de super-heróis, citando um clássico como a trilogia do universo do Homem-Aranha dirigida por Sam Raimi, cuja história é completamente diferente do O Espetacular Homem-Aranha de Marc Webb.

Reboot
Homem-Aranha: Trilogia de Sam Raimi é um bom exemplo de reboot.

Prequel

O Prequel, também conhecido como prequela ou prelúdio, é um filme ou série que narra uma história anterior relacionada ao filme original. Um exemplo clássico de prequel é a franquia de Star Wars (Episódios I, II e III) que contam como tudo começou levando aos eventos que acontecem no Episódio IV. Também podemos citar o Universidade Monstros, filme produzido pela Pixar que antecipa a história do filme de Monstros S.A.

Exemplos do termo Prequel no mundo do Entretenimento com os filmes Universidade Monstro, O Hobbit, O Poderoso Chefão, Prometheus e Indiana Jones.
Exemplos do termo Prequel no mundo do Entretenimento com os filmes Universidade Monstro, O Hobbit, O Poderoso Chefão, Prometheus e Indiana Jones.

Sequel

Sequel é a sequência de algo, isso acontece quando a história se passa dias, meses ou anos depois do acontecimento principal de um filme já lançado. Seria a sequência de um trabalho realizado que busca da melhor maneira possível contar as consequências sobre presente e o futuro à partir de uma história já conhecida. Geralmente, os filmes de sequel possuem uma numeração indicando uma ordem de sequências. Nada muda no personagem principal, e sim as histórias que serão desenvolvidas. Um grande exemplo são os filmes de Frozen e a franquia de Toy Story.

Cliffhanger

O termo Cliffhanger é um recurso muito utilizado nas narrativas para indicar um final de filme ou série deixado em aberto. Aquele final em que pode fazer uma ligação com uma próximo história. Muitas vezes o termo é utilizado para manter a atenção dos telespectadores, e o final de cada episódio, principalmente nas séries, passa a ser uma cena que desperta a curiosidade para a resolução da situação, assegurando a audiência continuamente.

Um dos mais memoráveis Cliffhangers utilizados em série foi em Game Of Thrones, no episódio 10 da 6ª temporada, levando a grandes relevações para iniciarmos a 7ª temporada com um novo Rei do Norte, uma Rainha dos Sete Reinos e uma herdeira que cruza o mar com uma frota gigante e seus três dragões.

Crossover

Crossover é muito utilizado quando dois ou mais personagens de universos completamente distintos se encontram e interagem entre si em um mesmo ambiente. Sua maior parte acontece em histórias onde os personagens se unem para enfrentarem algo ou até mesmo para se tornarem inimigos. Geralmente, os crossovers acontecem bastante em histórias em quadrinhos.

Um crossover bem conhecido é do universo de Arrow, um episódio lançado em 2016 que inclui Supergirl, Arqueiro Verde, Flash e alguns personagens de Legends of Tomorrow que juntos, se empenham para combater uma ameaça alienígena. Além de outros como o crossover de Scooby-Doo com os personagens de Supernatural e Chaves e Chapolin quando se encontram no mesmo universo.

O Crossover de Arrow juntando outros super-heróis.
O Crossover de Arrow juntando outros super-heróis.

Cânone

O termo cânone se caracteriza por um conjunto de obras consideradas oficiais, referindo-se ao conjunto de romances, filmes e histórias bem como eventos, personagens e cenários considerados como existentes dentro de um universo completamente ficcional. O termo cânone foi utilizado por exemplo, para descrever o grau de adesão de uma obra aos padrões do seu mundo fictício como nas histórias de Sherlock Holmes, como uma maneira mais fácil de distinguir entre as obras originais de Arthur Conan Doyle.

Podemos citar também dentro do universo ficcional entrevistas ou comunicações de autores que são consideradas canônicas, como as cartas de J. R. R. Tolkien sobre a Terra Média e também sobre as interações de J.K Rowling em chats ao se tratar de Harry Potter.

O Cânone dos filmes de Star Wars.
O Cânone dos filmes de Star Wars.

Deus Ex-Machina

O termo de Deus Ex-Machina é utilizado quando se tem um personagem ou evento inesperado, muitas vezes considerado improvável de acontecer, sendo introduzido dentro das tramas ficcionais com o objetivo de resolver uma situação imediata. São aqueles casos de resolução de problemas em filmes ou séries que você nem sabe como aconteceu, ele apenas foi resolvido. Acontece também quando aquele super-herói se salva sem dar nenhuma explicação prévia. Alguns exemplos são do personagem Hulk em Os Vingadores e também no poder de Superman no filme de 1978, fazendo a terra girar ao contrário para tentar fazer com que o tempo voltasse.

Em Avatar, durante todo o filme é mostrado a guerra entre humanos e a raça Na'vi a fim de assumir o controle do planeta Pandora. Quando os humanos estão dizimando a população de Na'vis, graças a suas armas e tecnologias, o mundo de Pandora resolve ajudar os nativos e juntos derrotam os invasores humanos, sendo um exemplo de Deus Ex Machina.
Em Avatar, durante todo o filme é mostrado a guerra entre humanos e a raça Na’vi a fim de assumir o controle do planeta Pandora. Quando os humanos estão dizimando a população de Na’vis, graças a suas armas e tecnologias, o mundo de Pandora resolve ajudar os nativos e juntos derrotam os invasores humanos, sendo um exemplo de Deus Ex Machina.

Spoiler

Spoiler é um dos termos mais odiados de uma grande parte dos fãs seja em série, filme, reality ou livro. Quem nunca pegou uma informação super importante de uma série ou filme que você ainda nem tinha assistido? Pois é, isso é um spoiler. A gíria se refere quando alguém revela informações sobre uma parte de uma obra ficcional como livros, séries e filmes sem que outra pessoa tenha visto. Isso ocorre muito em grandes séries e filmes em alta.

MacGuffin

Bastante utilizado na ficção, o termo MacGuffin ou também conhecido como Maguffin é um dispositivo do enredo, na forma de algum objeto desejado ou algo motivador que o protagonista persegue sem muita ou nenhuma explicação narrativa. Os tipos mais comuns de MacGuffin são lugares, pessoas ou objetos. O termo é bem utilizado principalmente em filmes do gênero de suspense, focado sempre no primeiro ato do filme e depois diminuindo sua importância na história. Como exemplo, podemos citar o colar Coração do Oceano no filme Titanic e o Crânio de Cristal no filme de Indiana Jones.

MacGuffin é um dos exemplos de termo do entretenimento que muitas pessoas não conheciam, o Crânio de Cristal em Indiana Jones é um exemplo de MacGuffin.
MacGuffin é um dos exemplos de termo do entretenimento que muitas pessoas não conheciam, o Crânio de Cristal em Indiana Jones é um exemplo de MacGuffin.

4ª Parede

Muito utilizado no teatro, o termo da quarta parede é nada mais nada menos que uma parede imaginária situada na frente do palco de teatro e muito utilizada em cinemas, videogames, literatura, quadrinhos e televisão. Geralmente é utilizada para se referir à divisão entre a ficção e a audiência. O termo “derrubar a quarta parede” é referido quando um personagem dirige sua atenção diretamente para o espectador, tomando o conhecimento de que o personagem e as ações não são reais. Em WandaVision, no sétimo episódio, temos uma quebra da quarta parede onde Wanda finalmente consegue enxergar além da vida perfeita da televisão que tentou conseguir em Westview. Isso tudo aconteceu durante sua entrevista, onde Wanda quebra a quarta parede com o espectador, pois a personagem fala diretamente com o público que está assistindo a série.

O Visão, marido de Wanda em WandaVision também utiliza a quebra da 4ª parede ao dialogar com o público.
O Visão, marido de Wanda em WandaVision também utiliza a quebra da 4ª parede ao dialogar com o público.

Arma de Tcheckov

É um termo designado a um aparecimento de um objeto aparentemente insignificante em uma história que ao longo do roteiro revela-se ser completamente importante. Por exemplo, se durante uma filmagem a câmera corta a cena para um objeto, pode ter certeza que este item terá que ser usado em algum momento depois. Um exemplo para Arma de Tcheckov se passa no filme Esqueceram de Mim, onde todos os aparatos utilizados pelo personagem de Kevin para pregar peças nos vilões são mostrados no começo do filme. O chaveiro em forma de tanque no filme do Homem Formiga é um bom exemplo, tal como o Mjolnir em Thor.

Um belo exemplo de Arma de Tchekhov é o Mjölnir do personagem Thor.
Um belo exemplo de Arma de Tchekhov é o Mjölnir do personagem Thor.

Foreshadowing

O Foreshadowing é uma espécie de “truque narrativo”. Seu nome é dado quando um elemento é colocado em cena de maneira que o público não entenda de imediato, fazendo com que esse elemento posteriormente faça bastante sentido pra trama de uma maneira significativa. Essa técnica também pode consistir em detalhes como um diálogo ou até mesmo um objeto em cena. Um belo exemplo de Foreshadowing é no filme Toy Story de 1995, quando Sid Phillips tortura o Xerife Woody com uma lupa até queimá-lo. Com o passar do filme, a escolha da lupa teve um propósito específico no roteiro, a mesma foi utilizada por Woody posteriormente para ajudar Buzz Lightyear à acionar o foguete no final do filme.

A cena do truque da gaiola de pássaros no filme o Grande Truque é um momento inteligente e um exemplo de Foreshadowing.
A cena do truque da gaiola de pássaros no filme o Grande Truque é um momento inteligente e um exemplo de Foreshadowing.

Retcon

Também chamado de Continuidade Retroativa, o Retcon é a alteração de fatos que são previamente estabelecidos em uma continuidade de obra ficcional. Essas mudanças podem ocorrer para acomodar sequências ou obras derivadas, permitindo que novos autores/roteiristas revisem a história/roteiro para incluir acontecimentos que seriam impossíveis numa história original, como reintroduzir personagens em um filme ou resolver erros em uma cronologia.

Um grande Retcoin que não foi bem recebido para os fãs são os filhos da Feiticeira Escarlate, Nos quadrinhos, Wanda e Visão tiveram uma relação amorosa, resultando nos filhos Wiccan e Speed. Posteriormente, foi revelado que eles não eram reais, apenas manifestações do poder de Wanda. Só que os roteiristas fizeram com que eles se tornassem reais devido à revelação de quem eram parte da alma de Mefisto.

Exemplo de Redcon são os filhos de Wanda Maximoff.
Exemplo de Redcon são os filhos de Wanda Maximoff.

Plot Twist

Podemos dizer que Plot Twist significa uma reviravolta no enredo de um filme/série. São momentos em que mudam completamente os rumos de uma história que está sendo contada, podendo trazer novos elementos ou dando novos significados para os elementos já presentes. Pode ser considerado como um Plot Twist um personagem que não é o que imaginávamos que fosse e também algumas histórias que tiveram um efeito completamente diferente do que era esperado.

Como um exemplo de um filme recente, vamos falar de Corra! O filme com Jordan Peele retrata a história de Chris enquanto viaja com sua namorada Rose para visitar os pais dela pela primeira vez. Ao chegar no local, Chris se sente intimidado e tenso com a pequena quantidade de negros, comparado a quantidade de brancos no local. Durante sua estadia, a família de Rose apresenta uma grande simpatia pelo personagem e ao mesmo tempo uma louca obsessão por negros. O Plot Twist desse filme acontece quando Chris (CONTEM SPOILER) descobre que sua namorada o seduziu para a família com o objetivo de vender seu corpo para um homem branco.

No filme Parasita, o filme é completamente cheio de Plot Twists.
O filme Parasita é um exemplo de filme repleto de Plot Twists.

Easter Egg

O termo Easter Egg, além da tradução literal significar Ovo de Páscoa, nos filmes/séries esse nome também é dado aos segredos escondidos num filme, numa série, em jogos ou até mesmo em sites. Um Easter Egg pode ser detalhes ou homenagens colocados pela direção e produção de filmes/séries referenciando outras obras. Por exemplo, a inserção do Gavião Arqueiro no filme do Thor, o personagem de Nemo sendo segurado pela Boo em Monstros S.A. e o escudo do Capitão América que aparece rapidamente sendo construído no filme do Homem de Ferro.

Um dos termos do entretenimento mais utilizados são os Easter Egg, um exemplo clássico é o Escudo do Capitão América sendo construindo no filme do Homem de Ferro.
Um dos termos do entretenimento mais utilizados são os Easter Egg, um exemplo clássico é o Escudo do Capitão América sendo construindo no filme do Homem de Ferro.

Aproveitando, confira os principais Easter Eggs presentes em alguns dos episódios de WandaVision e do filme Soul, ambas produções presentes no streaming do Disney+:

WANDAVISION | Confira todos os easter eggs do sexto episódio

SOUL | Confira os easter eggs da nova animação da Pixar para o Disney+

Por fim, esperamos que essa notícia tenha te ajudado a entender um pouco sobre os termos do entretenimento mais utilizados na cultura pop. Agora, você não terá mais dúvidas ao ver esses termos em uma notícia, por exemplo.

Deixe seu comentário