Conheça a trágica história real que inspirou “1899”, da Netflix

Desde que 1899” estreou no catálogo da Netflix, a série original tem estado entre os assuntos mais comentados da plataforma de streaming. Por se tratar de uma série dos mesmos criadores de “Dark”, é esperado que o título se torne um fenômeno no catálogo da marca.

Um dos grandes destaques do enredo é, inquestionavelmente, sua premissa criativa e inovadora. Isso, inclusive, faz com que o público busque informações acerca do que inspirou o enredo da série. Confira, a seguir, o que se sabe a esse respeito:

Conheça a história real trágica que inspirou “1899”, da Netflix

1899
Série tem como inspiração a crise de migração que tomou conta da Europa (Imagem: Reprodução/BBC/Netflix).

A princípio, enredo central de 1899” se passa em um navio que parte da Europa em direção aos EUA. Nesse sentido, o núcleo central de personagens é composto por imigrantes das mais diversas nacionalidades. Criada por Jantje Friese Baran bo Odar, os showrunners revelaram em uma entrevista recente uma das principais inspirações para o drama: a crise de migrantes que tomou conta da Europa.

A série, inclusive, valoriza essas nacionalidades ao permitir que personagens falem as línguas dos seus países de origem. “Sentimos que, com os últimos anos da Europa em declínio, queríamos dar um contraponto ao Brexit e ao nacionalismo crescente em diferentes países, para voltar àquela ideia de Europa e europeus trabalhando e criando juntos”, explicou um dos produtores.

Em termos gerais, a série faz alusão à crise migratória que tomou conta do continente desde 2015. Na época, milhares de refugiados sírios buscaram abrigo nos países da Europa. Estimula-se que cerca de 1.3 milhão de pessoas chegaram ao continente à procura de asilo. Aqui, inclusive, vale destacar que para além da maioria síria, milhares de cidadãos  de países como Afeganistão, Nigéria, Paquistão Iraque também faziam parte dos grupos que buscavam um novo lar.

1899
Série traz, em seu elenco, atores de diversas nacionalidades  (Imagem: Divulgação/Netflix).

A ideia de pessoas que enfrentam viagens turbulentas em busca da ideia de uma nova vida é retratada constantemente pela série – que não omite suas referências desde o momento em que foi anunciada, no auge da crise de migração. A partir disso, a Netflix conseguiu apontar diversos pontos dessa trágica história real ao propor uma série que, apesar de ficcional, denuncia problemas reais e cotidianos.

“Nós queremos explorar esse coração da Europa, onde todo mundo vem de algum lugar diferente e fala uma língua diferente, e a linguagem define tanto sobre sua cultura e comportamento”, explicou um dos showrunners. Essa temática, inclusive, deve estar presente nas temporadas futuras da série, que devem continuar retratando pontos relacionados à crise migratória.

CONFIRA Também:
1899: 3 motivos para assistir e 2 para passar longe da nova série enigmática da Netflix

Por fim, compartilhe conosco: você sabia que a primeira temporada de 1899” é baseada na crise migratória? O que achou da série da NetflixCompartilhe o que pensa com a gente nas redes sociais, e para ficar por dentro de tudo que envolve o título, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar