Conheça a Condessa Valentina de Fontaine, de “Falcão e o Soldado Invernal”

O novo capítulo de Falcão e o Soldado Invernal nos apresenta uma personagem dos quadrinhos. Conheça a Condessa Valentina de Fontaine.

O 5° episódio de “Falcão e o Soldado Invernal” já está disponível no Disney+, e como prometido pelo produtor da série na última semana, o novo capítulo conta com a participação surpresa de um personagem dos quadrinhos que ainda não havia sido introduzida no MCU (Universo Cinematográfico da Marvel): agora, já sabemos que se trata da Condessa Valentina Allegra de Fontaine.

No episódio em questão, a personagem foi inserida no arco de John Walker, personagem que foi destituído do título de Capitão América e teve seus direitos e privilégios como ex-membro do exército cassados. A Condessa, portanto, aparece em um momento bastante problemático da vida do personagem, e parece ter a solução para parte dos seus problemas.

Na cena em questão, ela consola John e diz que ele tomou a decisão correta ao tomar o soro do supersoldado e entende seus motivos para ter matado o Apátrida anteriormente. Mas sua fala mais importante está relacionada ao futuro do personagem, já que ele se “tornou muito, muito valioso para certas pessoas” e, por isso, ela entrará em contato em breve.

Julia Louis-Dreyfus interpreta a Condessa Valentina em "Falcão e o Soldado Invernal" (Imagem: Reprodução/Marvel).
Julia Louis-Dreyfus interpreta a Condessa Valentina em “Falcão e o Soldado Invernal” (Imagem: Reprodução/Marvel).

Apesar de ter tido uma aparição curta no episódio, a personagem interpretada pela ganhadora do Emmy Julia Louis-Dreyfus deve ganhar importância no futuro do MCU, e por isso, separamos algumas informações dela nos quadrinhos que podem ser úteis para você.

Quem é a Condessa nos quadrinhos da Marvel?

A personagem foi introduzida na revista Strange Tales, publicada pela Marvel Comics em 1967. Desde o início, ela é conhecida por ser uma eficiente Agente da S.H.I.E.L.D. que atua ao lado de Nick Fury com frequência. Valentina já chegou a ser par romântico do chefão por um período considerável de tempo, mas enciumada da relação que Nick desenvolve com Laura Brown, ela acaba flertando com Steve Rogerso que faz com que Fury o confronte diretamente, inclusive.

Condessa nos quadrinhos da Marvel
Condessa Valentina em sua época de Agente da S.H.I.E.L.D. (Imagem: Reprodução/Marvel).

Posteriormente, enquanto lidera a Femme Force, um grupo de agentes mulheres da S.H.I.EL.D., a Condessa também se estranha com Sharon Carter, que namorava Rogers na época, mas o conflito entre as duas não foi muito longe e resultou apenas em uma relação fria entre as agentes.

O papel mais importante da personagem, entretanto, começa quando Nick Fury passa a viver na clandestinidade. Com a saída do comando da S.H.I.E.L.D., todos os agentes que eram próximos a ele foram rebaixados, e a Condessa fez parte do grupo. Após um tempo atuando em missões menores, a personagem se afiliou à HYDRA, agencia já conhecida pelos fãs do MCU. É nesse contexto que a personagem é inserida no arco do Leviathan dos quadrinhos e ganha um novo título: a Madame HYDRA.

Conheça a Madame HYDRA

Condessa Valentina no papel de Madame HYDRA (Imagem: Reprodução/Marvel).
Condessa Valentina no papel de Madame HYDRA (Imagem: Reprodução/Marvel).

O título de Madame HYDRA, inicialmente, não pertencia à Valentina. O nome foi oferecido à personagem Ophelia Sarkissian, que quando muito nova foi adotada pela HYDRA após perder os pais em um confronto no leste europeu. Após conquistar o título, Ophelia passou por um intenso treinamento e experiências realizadas pela agência, e após fazer um pacto com o Deus Chton (Olá, WandaVision!), a personagem ganha habilidades semelhantes às de uma cobra.

A partir do momento que ganha esses poderes, entretanto, Ophelia abandona o título de Madame HYDRA e passa a ser reconhecida pelo codinome de Víbora (Viper). É isso que possibilita que Valentina assuma seu codinome heroico. Apesar de ter assumido o título, que é a mais alta posição oferecida à uma agente do sexo feminino dentro da HYDRA, as habilidades da personagem sempre foram estritamente humanas, adquiridas com treinamento e estratégia de combate.

Em determinado momento, entretanto, Valentina trai a HYDRA e se junta a Leviathan, instituição de espionagem soviética onde ocupa cargos de comando por determinado período de tempo. Posteriormente, o governo norte-americano acaba descobrindo que Valentina sempre serviu a Leviathan e trabalhava como Agente infiltrada na S.H.IE.L.D. Isso faz com que a personagem acabe se rendendo para a Interpol, e é presa por tempo indeterminado nos quadrinhos.

Ainda não sabemos qual é o futuro da personagem no MCU, mas sua participação no filme da Viúva Negra certamente oferecerá respostas a esse respeito. Para mais informações sobre “Falcão e o Soldado Invernal” e as outras produções originais do Disney+, fiquem ligados aqui no Sobre Sagas!

Arquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Administrador do Sobre Sagas desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin

Deixe seu comentário