Conheça a doença de Will no filme “A Cinco Passos de Você”

A Cinco Passos de Você é um filme de 2019 que lança luz sobre a fibrose cística (FC), uma condição genética rara, através da jornada emocionante de dois jovens, Will (Cole Sprouse) e Stella (Haley Lu Richardson).

O filme voltou ao interesse público depois de chegar essa semana à Netflix, e isso fez com que muitas pessoas se tornassem curiosas sobre essa doença complexa, que obriga os dois personagens a ficarem afastados um do outro.

Fibrose Cística: a Doença de Will de “A Cinco Passos de Você”

a cinco passos de você doenças do will

Imagine uma doença que altera o funcionamento de vários órgãos vitais, principalmente os pulmões, e que demanda um tratamento diário rigoroso. Essa é a realidade da fibrose cística, condição enfrentada pelos protagonistas de A Cinco Passos de Você.

Will e Stella exemplificam bem o cotidiano de alguém com Fibrose Cística, mostrando uma realidade de tratamentos desafiadores, e que em muitos casos, atinge seus portadores de uma forma emocional muito complexa.

A fibrose cística manifesta-se devido a um defeito genético, que interfere na produção de uma proteína responsável, entre outras coisas, pela condução de sais no corpo. Este problema resulta em um muco muito denso e viscoso, o que leva a infecções frequentes nos pulmões e a internações hospitalares que também podem ser constantes.

Segundo dados, no Brasil há cerca de 4,6 mil pessoas com FC, enfrentando uma média de 26 dias de internação por ano.

O combate diário à doença inclui fisioterapia respiratória, inalações, suplementação e um uso contínuo de antibióticos. Na trama, vemos também referências a tratamentos inovadores e a discussões sobre o transplante pulmonar. Porém, essa última alternativa (que acaba sendo o grande objetivo do caso de Stella) não é uma alternativa comum na maior parte dos casos dessa doença, e pode ser adotado apenas em casos extremos e específicos.

Os sintomas da FC podem ser vários e severos, como pneumonias recorrentes, tosse produtiva, dificuldades em ganhar peso e estatura baixa. Uma das primeiras medidas para identificá-la é o teste do pezinho nos recém-nascidos. Caso haja suspeita, o teste do suor é realizado para uma confirmação mais específica.

Pessoas com fibrose cística realmente precisam ficar longe uma da outra?

Infelizmente a reposta para isso é sim. O filme faz um trabalho muito emocionante em abordar esse ponto complicado da vida de quem tem fibrose e não pode se relacionar com outros pacientes com o mesmo problema.

O que acontece é que, assim como o longa mostra, é muito comum que pessoas com essa condição tenham algumas bactérias nos pulmões que podem ser facilmente transmitidas para outra pessoa com o mesmo problema. No caso de Will, ele é portador da B. Cepacia, uma das bactérias mais difíceis de serem tratadas e completamente eliminadas, o que torna seu caso ainda mais complicado e aumentam o seu risco em relação à Stella.

Em resumo, tanto para quem enfrenta a doença quanto para o público em geral, A Cinco Passos de Você é uma oportunidade de entender melhor esta realidade, realçando a importância do diagnóstico precoce e do acesso a tratamentos adequados para se ter uma vida com qualidade.

CONFIRA Também: 5 Filmes da Netflix perfeitos pra quem gostou de “Jogos de Amor”

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar