Christopher Nolan faz declaração ousada e compara “Duna 2” a Star Wars

Christopher Nolan faz declaração ousada e compara Duna 2 a Star Wars
  • Christopher Nolan fez uma comparação ousada entre “Duna: Parte Dois” e “Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca”.
  • Denis Villeneuve considerou a afirmação de Nolan um “elogio massivo”.
  • A estreia de “Duna: Parte Dois” é aguardada com entusiasmo, com altas expectativas após os elogios de Nolan.

Christopher Nolan, diretor e cineasta conhecido por obras como “A Origem” e “Interestelar”, fez uma comparação ousada entre o altamente aguardado “Duna: Parte Dois“, dirigido por Denis Villeneuve, e “Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca“.

Durante um evento especial que exibiu seu filme “Tenet” e ofereceu uma prévia de “Duna: Parte Dois”, Nolan reconheceu o trabalho de Villeneuve, famoso por sua abordagem única na direção cinematográfica, que combina efeitos práticos com o uso de CGI, semelhante à filosofia de Nolan em favor do cinema tradicional.

Para mim, não acho que seja exagero dizer que se Duna: Parte Um foi Star Wars, este para mim é muito semelhante a O Império Contra-Ataca, que é o meu favorito dos filmes de Star Wars”, disse ele. “Eu só acho que é uma expansão incrivelmente emocionante de todas as coisas que você introduz no primeiro.”

Denis Villeneuve expressou surpresa diante da comparação de Nolan e considerou a afirmação um “elogio massivo”, durante um diálogo na pré-estreia do filme, previsto para ser lançado em 1º de março.

As primeiras impressões de “Duna: Parte Dois” têm sido positivas, alinhadas com os elogios de Nolan, sendo o filme comparado a outras sequências aclamadas como “O Cavaleiro das Trevas”.

A comparação com “O Império Contra-Ataca” não é casual, pois há semelhanças narrativas entre as sagas. Nolan destacou as semelhanças entre as trajetórias heroicas de Paul Atreides e Luke Skywalker, ambos provenientes de mundos desérticos e destinados a grandes feitos em seus respectivos universos, impulsionados por poderes e princípios sobre-humanos.

Além disso, Nolan também mencionou a influência que a obra de Frank Herbert exerceu sobre “Star Wars”, abordando as semelhanças em cenários, personagens e desenvolvimento da trama entre o clássico romance “Duna” e a trilogia original criada por George Lucas.

Com a revelação de que Villeneuve pretende completar sua visão com “Duna Messias“, as especulações sobre o futuro da franquia aumentam. A possibilidade de outros cineastas assumirem o comando e contribuírem para a expansão deste universo é uma perspectiva emocionante para os fãs da série.

Alexandre Garcia PeresEditor do Sobre Sagas e Analista de SEO da WebGo/Content. Raramente ri com filmes e prefere muito mais um dramão. Sempre conta os dias pelos próximos filmes do Tarantino, da Pixar e do Studio Ghibli e frequentemente reassiste os mesmos filmes na dúvida do que assistir. Pela formação em Letras, tem pavor de adaptações ruins de livros e sente um leve prazer ao assistir filmes muito ruins, especialmente os que passam na TV aberta. No tempo livre, gosta de tocar violão/guitarra, jogar videogame e brincar com um dos seus 12 gatos.
FacebookLinkedin
Fechar