“Cavalo de Guerra” é baseado em uma história real? Aqui está a verdade

Nessa segunda-feira (19) o filme da Sessão da Tarde é o premiado Cavalo de Guerra, longa de 2011 dirigido por Steven Spielberg que traz a emocionante história de um garoto que faz de tudo para recuperar seu cavalo durante a Primeira Guerra Mundial. A grande questão sobre Cavalo de Guerra é se, afinal, o filme é baseado em uma história real.

Com um elenco de estrelas liderado por Jeremy Irvine Tom Hiddleston, o filme foi indicado a seis Oscar, cinco BAFTAs, entre outras indicações.

“Cavalo de Guerra” é baseado em uma história real?

cavalo de guerra história real

Indo direto ao assunto, não, Cavalo de Guerra não é baseado em uma história real, mas é a adaptação do famoso romance homônimo do escritor Michael Morpurgo, lançado em 1982.

Apesar disso, ao falar sobre suas inspirações para a história, o escritor revelou que pessoas e situações de sua vida, foram responsáveis por tornar a escrita de Cavalo de Guerra possível.

Segundo Morpurgo, a primeira ideia para criar o livro surgiu quando ele conheceu Wilfred Ellis, um veterano da Primeira Guerra Mundial, que trabalha com cavalos em uma das divisões do exército britânico. Além dele, o escritor também conheceu o capitão Budgett, que durante a guerra foi parte da cavalaria do exército, e o aldeão Albert Weeks, que lembrava que, quando jovem, o exército vinha até sua comunidade para comprar cavalos.

Foi a partir dessas relações que o escritor pensou em como seria contar a história de sofrimento da guerra através dos olhos de um cavalo.

Os três homens que lhe serviram de inspiração, receberam dedicatórias na página inicial do livro, além de, claramente, terem inspirado alguns dos personagens principais do enredo.

Já a relação entre um menino e seu cavalo veio a partir de uma experiência que Morpurgo teve com uma criança de um projeto que tinha com sua esposa.

Segundo ele, um garotinho chamado Billy, fazia parte de uma excursão de uma semana na fazenda de Morpurgo. Com problemas de gagueira, Billy não conversava com ninguém, e seus professores alertaram Morpurgo sobre não fazer perguntas diretas ao menino, já que ele costuma se apavorar com situações como essa.

Até que um dia, o escritor presenciou uma cena tocante entre Billy e uma égua chama Hebe, na fazenda. Billy, que não conversava com ninguém, estava conversando abertamente com o cavalo, que parecia ouvi-lo com atenção.

A partir disso, Morpurgo entendeu que conseguiria escrever sua história, e conseguiu a grande inspiração para a relação entre Albert Joey, o menino e o cavalo de seu livro.

Assim, em resumo Cavalo de Guerra não é baseado em uma história real, mas seus personagens e situações são inspirados por pessoas e momentos reais da vida do escritor Michael Morpurgo.

CONFIRA Também: Onde você já viu os protagonistas de Upgrade: As Cores do Amor do Prime Video?

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar