BRIDGERTON | Cena polêmica envolvendo estupro gera revolta em espectadores da série
Segundo alguns espectadores, uma cena problemática do 6º episódio de "Bridgerton" não deveria ser adaptada do livro para a série.
Alerta de gatilho: esse texto contém a descrição de cenas envolvendo estupro. Caso seja um conteúdo sensível para você, por favor, não leia.
Bridgerton, uma série original da Netflix, chegou no dia 25 ao serviço de streaming, e desde então, tem sido bastante comentada pelas redes. Produzido por Shonda Rhymes, o drama conta com oito episódios, e uma cena específica do episódio 6, “Farfalhar”, tem gerado revolta entre os espectadores de forma geral.
O ocorrido se passa no final do episódio, quando a personagem Daphne Bridgerton decide por fazer sexo com Simon Bassett. No início da cena, fica claro que se trata de um ato consentido e que ambos estavam cientes do que estavam fazendo, mas as coisas ficam mais problemáticas no decorrer dos acontecimentos. Próximo ao fim da cena, o Duque pede que Daphne espere, mas ela continua a a realizar o ato. Após isso, com uma expressão de pavor no rosto, Simon exclama pelo nome da personagem seis vezes e questiona: “O que você fez?”.
A polêmica envolvendo a relação vem desde a publicação do livro no qual a série se inspira, “O Duque e Eu“, de Julia Quinn. No livro, a cena é ainda mais explícita: Simon estava embriagado, Daphne tira proveito disso e o coloca em uma situação em que ele nunca quis estar.
Sabe-se, portanto, que a produção da série tentou “amenizar” o ocorrido fazendo com que Simon estivesse sóbrio e expressasse consentimento no início da cena, mas isso não torna o ato menos problemático. Além disso, a Netflix não alertou os espectadores sobre uma cena de estupro/abuso, deixando um conteúdo extremamente sensível exposto à todos.
Nas redes sociais – especialmente no twitter – a maioria dos espectadores reconhecem que a cena é problemática, mas discutem a tentativa da Netflix em amenizar – ou até mesmo romantizar – uma cena de estupro. Confira algumas reações:
Bridgerton has a rape scene, but it’s not treated like one https://t.co/XliNKUK3Eb via @voxdotcom
— Candice Frederick (@ReelTalker) December 26, 2020
“Bridgerton tem uma cena de estupro, mas não é tratada como uma”
tw: rape, sexual assault
idk if my mutuals are planning on watching #Bridgerton on netflix but just in case, you should know that in episode 6 there’s a rape scene where the guy clearly said no and the girl still continued to have sex with him.
— s. (@tisthedamnszn) December 25, 2020
Alerta de gatilho: estupro, abuso sexual.
Eu não sei se meus mutuals estão planejando assistir #Bridgerton na Netflix, mas se for o caso, vocês devem saber que no episódio 6 tem uma cena de estupro onde o cara claramente disse não e a garota continuou a fazer sexo com ele.
tw / sexual assault rape
bridgerton’s spoilers
a reminder that the protagonist is a rapist in both the books and the showhttps://t.co/O9GlbDVtsn
— val (@kaztreasure) December 25, 2020
Alerta de gatilho: abuso sexual, estupro. Spoilers de Bridgerton.
Um lembrete que a protagonista é uma estupradora tanto no livro quanto na série.
Sobre o estupro da Daphne no livro #Bridgerton, que vejo muitos passando pano pra ela. Digo: nada justifica um estupro e vale o os DOIS lados.
Da mesma forma que uma traição, não justifica um assassinato.
O q Simon fez com ela é repugnante, mas o que ela fez com ele é crime. pic.twitter.com/DQNksURZJM
— Thais Queiroz ?? (@thaisqueiroz) December 27, 2020
o que é mais nojento sobre aquela cena de bridgerton é como os roteiristas tentaram amenizar ela ao envés de mudar; como romantizaram ainda mais ao ponto de que muita gente nem está considerando como estupro depois de assistir…
— alice. ? (@daaeslyre) December 25, 2020
Lado de ruim da série: romantizaram o estupro.
Pq sim, a Daphne estuprou Simon. No livro ele tava muito bêbado e sem forças para resistir. Só conseguia dizer “não”, e que não era pra ela continuar aquilo. Mas ela atracou o homem com as coxas e foi até o fim.#Bridgerton
— ?????? ✨ (@queilapessoa) December 27, 2020
É IMPOSSÍVEL AMENIZAR UM ESTUPRO
É IMPOSSÍVEL AMENIZAR UM ESTUPRO
É IMPOSSÍVEL AMENIZAR UM ESTUPRO
É IMPOSSÍVEL AMENIZAR UM ESTUPRO
É IMPOSSÍVEL AMENIZAR UM ESTUPRO
É IMPOSSÍVEL AMENIZAR UM ESTUPRO
É IMPOSSÍVEL AMENIZAR UM ESTUPRO#Bridgerton— Lαrα ✨ (@aelinvaldez) December 26, 2020
Uma das espectadoras chegou a fazer uma thread sobre como a Netflix poderia ter mantido a coerência da trama sem ter retratado uma cena tão explícita e problemática:
como a produção de bridgerton poderia ter tirado a cena de estupro e colocado algo q encaixasse e ainda guiasse a série pro mesmo final; a thread:
— gio |?: os bridgertons² (@lgiomonteiro) December 27, 2020
Nenhum representante da Netflix ou da Shondaland chegou a comentar sobre o assunto. Até então, a série ainda não foi para sua 2ª temporada, embora rumores sobre as possíveis gravações já tenham surgido no início do ano.
CONFIRA Também:
JOJO MOYES | Autora divulga conto protagonizado por Lou Clark, de “Como Eu Era Antes de Você”
Deixe seu comentário