BLUE SKY STUDIOS | Disney fecha estúdio responsável por A Era do Gelo, Rio e outros

Produtora Blue Sky Studios, conhecida por grandes lançamentos como A Era do Gelo e outros, encerrará suas atividades em Abril deste ano.

Infelizmente, a Disney anunciou o fechamento da Blue Sky Studios, antiga divisão de animações da 20th Century Fox. Fundado em 1987, o estúdio tem valor estipulado em US$ 5,9 bilhões e produziu diversos filmes conhecidos, como a franquia de A Era do Gelo, Rio (2011) do diretor Carlos Saldanha, Robôs, (2005), O Touro Ferdinando (2017) e Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, o Filme (2015) e Um Espião Animal (2019).

O principal motivo foi a crise financeira acarretada pela pandemia de COVID-19 que no ano passado, foi desafiador para grandes empresas e principalmente para a Disney com o fechamento de parques temáticos. Manter um terceiro estúdio de animação para longa-metragens não era mais viável, dadas realidades econômicas causadas pela pandemia. A Disney ainda continua com o Walt Disney Animation Studios e a Pixar.

Um porta-voz do estúdio informou ao Deadline sobre o fechamento: “Dado à situação econômica e depois de muita consideração e avaliação, fizemos a difícil decisão de fechar as operações cinematográficas da Blue Sky Studios

A Era do Gelo, produzido pela Blue Sky Studios.
A Era do Gelo, produzido pela Blue Sky Studios.

O catálogo do estúdio continuará fazendo parte da Disney, mas não há planos para outro grande estúdio absorver e distribuir os filmes, que continuarão sendo da Disney. Segundo a publicação, a Disney também está planejando um período de experiência para ver quais profissionais, dos 450 que perderam seu emprego, serão aproveitados em outros estúdios.

Uma série baseada nos personagens da Era do Gelo já está em desenvolvimento para o Disney +. Com cinco filmes, a série arrecadou US $ 3,2 bilhões de bilheteria global. A animação de Nimona que pertencia ao estúdio e que estava prevista para ser lançada em 2022 com produção executiva de Carlos Saldanha e dirigido por Patrick Osborne, foi cancelada faltando 10 meses de produção para o filme ser concluído.

A animação de Rio, do diretor brasileiro Carlos Saldanha, também pertenceu a Blue Sky Studios.
A animação de Rio, do diretor brasileiro Carlos Saldanha, também pertenceu a Blue Sky Studios.

CONFIRA também: DISNEY+ | Os melhores curtas disponíveis no streaming

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário