Bata Antes de Entrar, final explicado: Evan morre no final?

Quando se misturam boas intenções com más decisões, as consequências podem ser devastadoras. Essa é uma lição que Bata Antes de Entrar, filme dirigido por Eli Roth e estrelado por Keanu Reeves, ensina, especialmente com seu final, que sinceramente, não agradou a maioria dos espectadores.

O thriller psicológico mergulha nos dilemas morais de Evan Webber, um pai de família que vê sua vida virar um caos após uma escolha questionável. Confira a seguir uma explicação sobre o final de Bata Antes de Entrar.

Enredo

bata antes de entrar final explicado

Evan Webber é um arquiteto bem-sucedido, pai amoroso, que comemora o Dia dos Pais cercado por sua família perfeita, numa residência que é de dar inveja. Contudo, a tranquilidade da atmosfera é rompida quando Evan, em um fim de semana solitário, é abordado por uma batida em sua porta.

Paradas lá, estão Bel e Genesis, suas jovens, encharcadas pela chuva e aparentemente perdidas, que buscam auxílio na casa de Evan, que, movido pela cortesia, lhes oferece um lugar para se secar e para usar o telefone.

O que se inicia como um gesto de bondade rapidamente desmorona em um precipício de desgraça quando Evan acaba caindo em um jogo de sedução de Bel e Genesis, mesmo tentando resistir ao pensar em sua família. Sua moralidade, no entanto, desmorona, ele acaba passando a noite com as duas mulheres.

No dia seguinte, ele começa a perceber que não poderia ter cometido um erro maior em sua vida, já que a personalidade de Bel Genesis se transforma completamente, e as duas passam a fazer da vida dele um verdadeiro inferno.

Final explicado de Bata Antes de Entrar

Ao longo de todo o filme, Bel Genesis submetem Evan à diversas torturas logo após retornarem para sua casa após ele as expulsar. Assim, durante uma noite inteira, elas o torturam de várias maneiras, inclusive o colocando em uma situação absurda de abuso perturbador.

Evan tem certeza de acabará sendo assinado pelas duas mulheres perturbadas que invadiram sua casa, mas ao invés disso, elas acabam preferindo destruir sua vida de outra forma.

Ao deixarem Evan enterrado com a cabeça exposta, elas colocam em sua frente, a postagem do vídeo em que aparecem abusando dele na noite anterior. Porém, a filmagem não demonstra que o ato nnão foi consensual. Ou seja, a partir disso, as duas mulheres destroem a reputação e a vida de sua vítima.

Quem eram Bel e Genesis?

Em nenhum momento o filme revela de verdade quem são Bel Genesis, a única coisa que fica clara, é que elas são duas mulheres perturbadas e possivelmente com um grave trauma de abuso em seus passados.

Seus atos transparecem uma instabilidade violenta e um desdém por figuras paternas, o que nos leva a especular que, provavelmente, ambas passaram por terríveis experiências nas mãos de uma figura paterna, que além dos abusos, podem ter destruído suas famílias.

Por que elas escolheram Evan?

É pelo retrato do homem de família, um patriarca “exemplar”, que Evan é escolhido como alvo.

A vulnerabilidade de seu estado isolado e, mais criticamente, sua falha moral ao trair sua esposa acabam o tornando uma presa ideal.

A intenção de Bel e Genesis parece ser a personificação da justiça própria – um veredito cruel para homens que traem suas famílias e alimentam sua própria vontade egoísta.

Isso, aliás, é algo que Bel revela próximo ao final do filme, que ela acreditava que ele seria o primeiro a resistir as investidas das duas. Porém como ele cedeu e traiu não apenas a sua família, mas a todo um ideal de homem honesto e leal, na cabeça delas, ele acabou se mostrando apenas mais um homem desonesto, que merecia ser punido por isso.

No final das contas, Evan não é assassinado, mas sua essência como homem de respeito é deixada para se esvair lentamente, sob o olhar do mundo.

CONFIRA Também: Você entendeu mesmo o final de Whiplash: Em Busca da Perfeição? Veja esta explicação

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Instagram
Fechar