As 5 maiores diferenças entre “Duna: Parte 2” e os Livros

As 5 maiores diferenças entre Duna Parte 2 e os Livro

Na aguardada continuação de “Duna”, dirigida por Denis Villeneuve, os fãs de carteirinha da obra certamente vão reparar em algmas diferenças notáveis em relação ao livro da icônica série de ficção científica de Frank Herbert.

A adaptação para as telas em “Duna: Parte 2” traz mudanças que vão desde dinâmicas tribais até alterações no elenco de personagens. Listamos abaixo algumas das maiores diferenças entre o filme e o livro:

  1. Tribos Fremen Divididas: O filme introduz a noção de Fremen divididos entre o norte e o sul, estabelecendo um novo grupo de seguidores no sul que não consta no livro. Essa divisão inexistente na obra literária propõe uma tensão interna aprofundando a complexidade da cultura Fremen.
  2. A Relação entre Chani e Paul: A personagem Chani, interpretada por Zendaya, é retratada com uma postura mais antagonista em relação a Paul Atreides, papel de Timothée Chalamet, em contraste com o suporte que ela oferece no livro. A alteração se estende à ausência de Leto II, filho do casal no material original, um elemento crucial para a continuidade da narrativa de Herbert.
  3. Compressão Temporal: Enquanto o livro abrange um período de três anos, o filme condensa os eventos em um único ano, alterando o desenvolvimento e a jornada dos personagens e as dinâmicas políticas do universo de “Duna”.
  4. A Omissão de Alia Atreides: A adaptação cinematográfica optou por omitir o nascimento da personagem de Alia, irmã mais nova de Paul, bem representado no livro. Jessica apenas ouve a voz de Alia, e Paul encontra uma versão adulta dela, interpretada por Anya Taylor-Joy.
  5. O Destino do Barão Vladimir Harkonnen: O filme muda o executor do Barão Harkonnen; enquanto no livro é Alia quem executa o antagonista, sendo uma especialista no manuseio de facas, na adaptação cinematográfica é Paul quem realiza o ato.

Apesar das divergências, Denis Villeneuve se esforça para manter a essência da obra de Herbert, refletindo sobre as perigosas consequências da ascensão de Paul Atreides. Tais mudanças sublinham os desafios de adaptar uma saga complexa para o cinema e mostram a busca do cineasta por honrar o espírito das obras de Herbert em um formato diferente.

Alexandre Garcia PeresEditor do Sobre Sagas e Analista de SEO da WebGo/Content. Raramente ri com filmes e prefere muito mais um dramão. Sempre conta os dias pelos próximos filmes do Tarantino, da Pixar e do Studio Ghibli e frequentemente reassiste os mesmos filmes na dúvida do que assistir. Pela formação em Letras, tem pavor de adaptações ruins de livros e sente um leve prazer ao assistir filmes muito ruins, especialmente os que passam na TV aberta. No tempo livre, gosta de tocar violão/guitarra, jogar videogame e brincar com um dos seus 12 gatos.
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