Cate Blanchett | Relembre 7 papéis da atriz (que faz aniversário hoje)

Hoje, a atriz Cate Blanchett faz aniversário, completando 52 anos de vida. Que tal aproveitar a data para relembrar alguns papéis da atriz?



Nesta sexta-feira (14), a atriz australiana Catherine Elisa Blachett, mais conhecida como Cate Blanchett, faz aniversário, completando 52 anos de vida. Cate é conhecida por sua carreira de bastante sucesso no cinema e na televisão, carreira pela qual ela já recebeu dois Oscares, sobre os quais comentaremos mais adiante, além de diversos outros prêmios, incluindo Globos de Ouro e BAFTAs.

Que tal aproveitar o aniversário de Cate Blanchett para relembrar 7 papéis icônicos da atriz ao longo de seus quase trinta anos de carreira? Se você gostou da ideia, continue lendo esta matéria original do Sobre Sagas!

Relembre 7 papéis de Cate Blanchet neste aniversário de 52 anos da atriz
Relembre 7 papéis de Cate Blanchet neste aniversário de 52 anos da atriz

Rainha Elizabeth I em Elisabeth



O papel de Rainha Elisabeth I no filme Elizabeth (1998) foi o responsável por alavancar a carreira de Cate Blanchett à fama internacional. O filme foi muito bem recebido pela crítica, sendo indicado para seis categorias no Academy Awards, e a interpretação de Cate surpreendeu bastante. Tanto é que, por este papel, a atriz ganhou um Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz em Filme Dramático.



Cate Blanchett como a Rainha Elizabeth I em Elizabeth
Cate Blanchett como a Rainha Elizabeth I em Elizabeth (Imagem: Reprodução/PolyGram Filmed Entertainment)

O filme Elizabeth (1998) mostra a ascensão da rainha Elizabeth I ao trono inglês após a morte de sua meia-irmã, Mary I, no ano de 1558, vítima de um tumor maligno. A trama explora as dificuldades que Elizabeth teve, tendo de enfrentar vários oponentes para assegurar sua posição no trono, incluindo Maria de Guise (Fanny Ardant), Rainha Consorte da Escócia, que fez um pacto com a França a fim de derrotá-la.

Daisy em O Curioso Caso de Benjamin Button





Outro papel pelo qual Cate Blanchett é bastante reconhecida é o de Daisy Fuller Button no filme O Curioso Caso de Benjamin Button (2008). Ela faz o papel de esposa de Benjamin Button (Brad Pitt), famoso pela peculiar característica de rejuvenescer ao longo do tempo em vez de envelhecer.

Cate Blanchett como Daisy Button em O Curioso Caso de Benjamin Button (Imagem: Reprodução/Warner Bros)
Cate Blanchett como Daisy Button em O Curioso Caso de Benjamin Button (Imagem: Reprodução/Warner Bros)

Katharine Hepburn em O Aviador

Em 2004, Cate Blanchett foi escalada para interpretar o papel de Katharine Hepburn em O Aviador (2004), papel pelo qual ela ganhou o seu primeiro Oscar, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.

Cate Blanchett como Katharine Hepburn em O Aviador (Imagem: Reprodução/Warner Bros. Pictures)
Cate Blanchett como Katharine Hepburn em O Aviador (Imagem: Reprodução/Warner Bros. Pictures)

No filme, Cate faz o papel da atriz Katharine Hepburn, que se envolve romanticamente com o aviador e engenheiro aeronáutico Howard Hughes (Leonardo diCaprio), responsável por quebrar o recorde mundial de velocidade em um avião e por fundar uma das maiores empresas aéreas norte-americana, a Trans World Airlines.

Galadriel em O Senhor dos Anéis

Até hoje considerado um de seus papéis mais famosos, Cate Blanchett também foi responsável por interpretar a personagem Galadriel nos filmes das franquias O Senhor dos Anéis O Hobbit, adaptadas dos livros do escritor britânico J. R. R. Tolkien. Sua atuação no papel também rendeu à atriz alguns prêmios, mas nenhum de muita expressividade.

Cate Blanchett como Galadriel em O Senhor dos Aneís (Imagem: Reprodução/New Line Cinema)
Cate Blanchett como Galadriel em O Senhor dos Aneís (Imagem: Reprodução/New Line Cinema)

Galadriel é considerada uma das elfas mais poderosas da mitologia da Terra Média, criada por Tolkien. Ela é frequentemente chamada de “Senhora da Luz”.

Irina Spalko em Indiana Jones





Mostrando a versatilidade de Cate Blanchett, destaque também para o seu papel como a vilã e agente da KGB Irina Spalko no filme Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008). O que na época levantou algumas críticas à atriz pelo Partido Comunista Russo, que não gostou da ideia de mais um filme americano demonizando os russos.

Cate Blanchett como Irina Spalko em Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
Cate Blanchett como Irina Spalko em Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (Imagem: Reprodução/Paramount Pictures)

Jasmine em Blue Jasmine

O segundo Oscar de Cate Blanchett veio pelo seu papel como Jasmine no filme de comédia dramática Blue Jasmine (2013). Por ser a protagonista do filme, Cate venceu na categoria de Melhor Atriz, sendo até hoje uma das poucas atrizes a vencer tanto na categoria de melhor atriz, quanto na de melhor atriz coadjuvante.

Cate Blanchett como Jasmine em Blue Jasmine (Imagem: Reprodução/Sony Pictures Classics)
Cate Blanchett como Jasmine em Blue Jasmine (Imagem: Reprodução/Sony Pictures Classics)

O filme gira em torno justamente de Jasmine, que acaba perdendo todo o seu dinheiro e se vendo obrigada a se mudar para São Francisco, tendo de morar com sua irmã, Ginger (Sally Hawkins), levando uma vida muito mais modesta. Lá, ela passa por uma jornada de autodescobrimento enquanto tenta se adaptar à nova vida.

Hela em Thor: Ragnarok

Por fim, um trabalho recente de Kate Blanchett foi como Hela (ou Hel), a Deusa do Reino dos Mortos na mitologia nórdica, no filme Thor: Ragnarok (2017). Nos quadrinhos da Marvel, Hela é uma das maiores vilãs de Thor, interpretado no filme por Chris Hemsworth.

Cate Blanchett como Hela em Thor: Ragnarok
Cate Blanchett como Hela em Thor: Ragnarok (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

 





 

 

 

 

 





 

 

E aí, gostou de relembrar a carreira de Cate Blanchett neste aniversário dela? De que papel dela você gosta mais? Sentiu falta de alguma na lista? Pois conta para a gente aí nos comentários!

Além disso, não se esqueça de ficar sempre ligado aqui no Sobre Sagas para mais matérias exclusivas como essa!

Fontes: IMDB e Wikipedia

Redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês pela PUCPR. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Gosta de poesia, literatura, cinema, televisão e gatos.

Deixe seu comentário