Animação da Netflix irá mudar maneira como você enxerga “Pinóquio”. Entenda os motivos!

Desde que a Netflix anunciou que faria uma releitura de Pinóquio” dirigida por Guillermo Del Toro (O Labirinto do Fauno; A Forma da Água), o longa tem estado entre os mais aguardados pelos assinantes da plataforma.

A princípio, o filme já surpreendeu a todos por utilizar-se da tecnologia stop motion. Destaque por seu trabalho artesanal, o trabalho da equipe criativa em entalhar os personagens é um dos maiores acertos da animação.

Toda a atenção que o longa tem recebido, portanto, tem chamado a atenção dos espectadores que conhecem apenas a versão clássica da história. Nesse sentido, o Sobre Sagas elencou alguns elementos pelos quais Pinóquio” merecem sua atenção. Confira:

Conheça o enredo de “Pinóquio” da Netflix:

Pinóquio
Filme se envereda por caminho que poucas adaptações já exploraram até então (Imagem: Divulgação/Netflix).

Inicialmente, o roteiro de Pinóquio” é uma adaptação do conto de fadas clássico publicado por Carlo Collodi. O enredo, portanto, gira em torno de um boneco de madeira que sempre sonhou em ser um garoto de verdade. Dessa vez, contudo, a história é fortemente afetada pelo contexto: o filme se passa na Itália de 1950, quando o fascismo comandava as leis do país.

Ao contrário de suas versões clássicas, contudo, Pinóquio” apresenta uma versão diferente do garoto que ganha vida. Aqui, o protagonista investe suas habilidades em pregar peças e aprontar com todos a sua volta. O filme, então, se esforça em mostrar o garoto sofrendo as consequências de algumas escolhas erradas que toma.

Em sua jornada por aventura e autoconhecimento, Pinóquio cruza o caminho de vários personagens icônicos, como o Conde Volpe e a Morte, que exigirão dele astúcia e determinação. Além disso, ele deve aprender uma grande lição enquanto tenta salvar seu pai de uma terrível criatura dos mares. Não se assuste, contudo, se a história te levar para um caminho que não esperava.

Por que o filme irá mudar a forma como você enxerga o conto?

Pinóquio
Fada Azul ganha características macabras na adaptação (Imagem: Divulgação/Netflix).
Desde que a Disney passou a investir em adaptações de contos de fadas clássicos, tem se tornado comum que essas histórias sejam narradas de formas infantilizadas. Acontece que, a princípio, nem sempre esses contos tiveram origens tão “limpas” quanto o que já foi produzido. Nesse sentido, o filme de Del Toro se destaca por sua ótica macabra e sombria.

Não espere, portanto, que a magia por trás dos acontecimentos seja o elemento central da história. Aqui, Pinóquio” ganha drama e profundidade ao explorar as intenções travessas do garoto e as consequências de seus atos. A própria visualidade, reforçada pelo estilo stop motion, já indica ares mais adultos a história que todos conhecem.

Boneco lida  com consequências de seus atos no filme (Imagem: Divulgação/Netflix).

Entre os novos elementos presentes na adaptação, nota-se a presença de uma crítica social contundente e certeira. Ao retratar um tempo difícil para a Itália, o longa ganha tons sombrios e autoritários que vão de encontro à rebeldia sempre presente do personagem. Nesse sentido, o filme vive utilizando de metáforas para apontar e criticar problemas sociais reais.

Ao deparar-se com problemas reais, Pinóquio é obrigado, por fim, a deixar sua infância idealizada e evoluir enquanto aquilo que o torna especial: o fato de ser humano. Essa ambiguidade constantemente reforçada pelo filme não apenas aproxima o roteiro do conto original, mas leva os espectadores a discussões conflituosas sobre rebeldia, amadurecimento e o que os torna humanos por definição.

Assista ao trailer de “Pinóquio”:

CONFIRA Também:
Guillermo del Toro fala sobre seu “Pinóquio” ser lançado no mesmo ano de outras adaptações

Por fim, compartilhe com a gente: você pretende assistir a animação Pinóquio” no catálogo da NetflixQuais são suas expectativas para o filme da plataforma? Compartilhe-as com a gente nas redes sociais. Para ficar por dentro de tudo que faz sucesso no catálogo, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar