Alan Rickman | 6 filmes incríveis do eterno Príncipe Mestiço de HP

Alan Rickman possui diversos filmes memoráveis. Confira 6 do ator que nos encantou por mais de uma década na pele do professor Snape.

Publicidade

Publicidade

alan rickman filmes

Ontem e hoje o filme e livro “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” fizeram aniversário e para quem lembra bem da trama, sabe que de uma forma não direta, Severus Snape é um dos personagens centrais da história. Sendo assim, decidimos comemorar as datas montando essa lista com os 6  melhores filmes de Alan Rickman, além da saga Harry Potter.

Relembrando a história, em “O Enigma do Príncipe” logo na primeira semana de aulas, Harry descobre o livro de poções que pertenceu a alguém intitulado O Príncipe Mestiço. Utilizando as anotações presentes nas bordas das páginas, Harry acaba se tornando o melhor aluno do curso de poções, superando até mesmo Hermione.

Publicidade

Ao final do livro e filme, descobrimos que o gênio por trás dos escritos é Severus Snape, que se chamava de Príncipe Mestiço por sua mãe ser trouxa, fazendo dele um não-puro-sangue.

Publicidade

O querido ator infelizmente faleceu em 2016 aos 69 anos devido um câncer que fez questão de esconder durante a produção do último filme Harry Potter. E apesar de Snape ser seu papel mais memorável, Alan Rickman deu vida a outros grandes personagens em atuações que merecem ser conhecidas e aclamadas por todo fã de Harry Potter e do cinema em geral. Confira as 6 melhores na lista a seguir.

Duro de Matar

Publicidade

Publicidade

Essa foi a primeira grande atuação de Alan Rickman no cinema e seu personagem Hans Gruber é considerado até hoje um dos maiores vilões dos filmes de ação de todos os tempos.

Nesse filme, o policial John McClane (Bruce Willis) está visitando sua mulher em Los Angeles e vai encontrá-la na festa de fim de ano da empresa. O problema é que uma equipe de bandidos liderada pelo terrorista alemão Hans Gruber invade o local e faz todo mundo de refém. A partir daí é iniciada uma caçada para prender os criminosos e libertar as pessoas em segurança.

Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões

Conto épico era o perfil de Rickman e por sua atuação super elogiada em “Robin Hood- O Príncipe dos Ladrões“, o ator levou o prêmio BAFTA de 1992 na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.

Nesse filme, Alan Rickman interpreta o temível xerife de Nottingham, responsável por causar a morte do pai do protagonista Robin de Locksley e por apoiar o príncipe João, usurpador do trono. A partir daí a história segue o clássico livro, onde Robin Hood se junta aos pobres camponeses para derrubar o governo e recolocar o verdadeiro rei no trono.

Razão e Sensibilidade

Novamente em um personagem de época, aqui nosso Snape deu vida ao amável Coronel Brandon, saindo diretamente das páginas de um dos livros mais populares de Jane Austen. O filme lhe rendeu nova indicação ao BAFTA e a produção faturou o Óscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Publicidade

Publicidade

Na história, as irmãs MarianneElinor Dashwood são obrigadas a se mudar para o campo após a morte do pai lhes deixar em uma situação financeira muito difícil. Por lá, ambas começam a se envolver na interessante comunidade interiorana, na esperança de encontrar o amor verdadeiro.

Um Certo Olhar

Apesar de um filme não muito conhecido, aqui temos uma das atuações mais emocionantes de Allan Rickman no cinema em uma história que traz o estigma do autismo para discussão.

Nessa história, Alex Hughes (Rickman) está em uma viagem e acaba dando uma carona para a jovem Vivienne Freeman que está indo visitar a mãe. No caminho até o destino, ambos sofrem um acidente, onde Vivienne perde a vida. Atormentado pelo acontecimento, Alex decide ir em busca da mãe da garota e ao encontrá-la descobre que a mesma é uma mulher com autismo e que enxerga o mundo de uma maneira completamente diferente.

Um filme lindo que merece ser visto pela maior quantidade de pessoas possível.

Perfume – A História de um Assassino

Mais um clássico da literatura que foi transformado em filme em 2006.

Publicidade

Publicidade

A história se passa no século 18 e gira em torno de Jean-Baptiste Grenoille, um jovem com a habilidade de sentir cheiros imperceptíveis às outras pessoas e que por isso se torna um aprendiz de perfumista. Ao longo de seu aprendizado, o homem passa a ficar obcecado em capturar o cheiro de mulheres, que para ele é o melhor de todos. Por isso, quando uma série de vítimas aparece Jean-Baptiste é acusado de ser o autor dos crimes.

Aqui, Rickman dá vida a Antoine Richis, um homem poderoso que tem a filha como uma das vítimas do assassino em série.

Sweeney Todd: O barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

Um musical sombrio dirigido por Tim Burton e com Helena Bonham Carter Johnny Depp no elenco. Isso é “Sweeney Todd” e aqui Rickman encarna o juiz corrupto Turpin.

A história começa com a prisão injusta de Benjamin Barker (Johnny Depp) pelo juiz Turpin. Após 15 anos no exílio, o ex-barbeiro retorna a cidade com o objetivo de se vingar de Turpin que só o incriminou para poder roubar sua esposa e filha.

O filme arrecadou diversos prêmios, entre eles o Óscar de Melhor Direção de Arte.

Publicidade

Publicidade

CONFIRA Também:

Emma Watson | Filmes para conhecer o trabalho da atriz para além de Harry Potter

Já assistiu algum dos filmes de Alan Rickman indicados nessa lista? Qual o sei preferido? Conta para a gente por aqui ou nas nossas redes sociais.

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.

Deixe seu comentário