7 filmes sobre justiça e pena de morte para quem curtiu “Justiça em Chamas”

Entre os títulos que tem feito sucesso recentemente no catálogo da Netflix, o drama baseado em fatos reais Justiça em Chamas” tem se destacado pelo seu enredo cativante e premissa de tirar o fôlego.

Sabendo que milhares de pessoas já assistiram ao filme na plataforma, o Sobre Sagas separou outros 7 filmes que falam sobre o sistema judiciário ou penas de morte. Confira, a seguir, a seleção de longas para quem curtiu Justiça em Chamas“:

A Vida de David Gale (2003)

É impossível começar esta lista sem citar o clássico A Vida de David Gale“, longa com uma temática bastante parecida com a de Justiça em Chamas”. O enredo, que também denuncia este tipo de sentença praticada pelo estado do Texas, acompanha um professor que sempre lecionou contra o sentenciamento à morte, e vê sua vida virar de cabeça para baixo quando é acusado de um crime que não cometeu e deve provar sua inocência antes que seja tarde demais.

Justiça em Família (2021)

Outro filme cativante que promete prender os espectadores de Justiça em Chamasé o longa Justiça em Família“, que faz críticas ao sistema judiciário mas se envereda para o lado da ação e da vingança. A história é focada na vida de um homem que perdeu sua esposa para a ganância da indústria farmacêutica, e agora deve fazer de tudo para que vingue sua filha, que está órfã graças ao desejo de poder de um poderoso grupo.

Brian Banks: Um Sonho Interrompido (2018)

Outra produção imperdível para quem gosta de entender os detalhes sobre processos e presunção de inocência é o longa Brian Banks: Um Sonho Interrompido“. Aqui, um homem vive em liberdade condicional após ser acusado de um crime que nunca cometeu. Agora, ele deve lutar para provar sua inocência enquanto sonha com retornar ao mundo da NFL como a pessoa livre que merece ser.

Monstro (2021)

Outro filme que, para além de denunciar o sistema carcerário norte-americano, também traz reflexões sobre o racismo nos Estados Unidos é Monstro“, que retrata um jovem garoto que acaba se envolvendo em um roubo que termina em morte – o que faz com que ele seja cometido por um crime que não cometeu. Agora, ele deve fazer tudo que está ao seu alcance para provar sua inocência frente a um sistema que quer incriminá-lo custe o que custar.

Long Shot (2017)

Apesar de contar com apenas 40 minutos de duração, outro título imperdível que também se debruça sobre as peculiaridades do sistema de justiça norte-americano é a produção Long Shot“. A trama acompanha a trajetória de Juan Catalan, que foi acusado de um crime que não cometeu e agora precisa utilizar trechos de um programa de TV para provar sua inocência frente a Corte.

Justiça (2004)

Já para quem busca entender as peculiaridades do sistema penal brasileiro – onde a pena de morte é proibida por lei -, uma produção que pode ser bastante construtiva é o filme documental Justiça“, indicado a dezenas de premiação em 2004. O enredo é focado em mostrar as vidas de promotores, juízes, réus e funcionário que operam por trás do sistema prisional brasileiro.

Clemência: A História de Cyntoia Brown (2020)

Outra produção que também aborda, de forma documental, reflexões sobre o sistema penitenciário e suas mazelas é o filme original Clemência: A História de Cyntoia Brown”. A trama acompanha o julgamento e a vida de uma garota de 16 anos de idade que foi condenada à prisão perpétua, mas vê sua perspectiva de vida mudar quando novas verdades vêm a tona e o questionam o próprio sistema judicial do país onde vive.

CONFIRA Também:
Justiça em Chamas: 3 motivos para assistir e 2 para passar longe do mais novo sucesso da Netflix

Você já assistiu “Justiça em Chamas” no catálogo da NetflixTem alguma outra recomendação para quem curtiu o longa de sucesso? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para ficar por dentro de tudo que envolve a produção, continuem frequentemente ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar