11 de setembro | Filmes para entender o atentado que completa 20 anos

Em um dos dias mais trágicos do mundo, confira a lista que montamos de filmes que tratam sobre os desdobramentos do 11 de setembro.

Publicidade

Publicidade

filmes 11 de setembro

Hoje o mundo relembra um dos marcos mais tristes da história, e se você quiser entender mais sobre os desdobramentos do 11 de setembro, confira a lista de filmes que preparamos a seguir.

O dia 11 de setembro é lembrado mundialmente como uma das datas mais trágicas da história, afinal o atentado terrorista acontecido na cidade de Nova York é historicamente o que mais matou pessoas e deixou sequelas emocionais e físicas em sobreviventes e famílias.

Publicidade

O cinema, cumprindo seu papel de registro, ainda hoje explora tanto em obras baseadas em fatos, quanto completamente ficcionais, o que aconteceu naquele dia. Filmes sobre o que levou aos atentados, sobre o acontecimento em si ou suas consequências em macro, ou micro escala se tornaram comuns e podem dar uma luz na cabeça de quem nunca compreendeu direito esse fato histórico

Publicidade

Confira a seguir a lista com alguns dos melhores filmes lançados sobre o 11 de setembro.

Reine sobre Mim (2007)

Publicidade

Publicidade

Iniciando a lista de filmes com uma obra que trata sobre as consequências enfrentadas por quem perdeu entes amados nos atentados de 11 de setembro, e de quebra, com uma atuação incrível e totalmente fora dos padrões de Adam Sandler.

Em “Reine Sobre Mim”, Charlie Fineman (Adam Sandler) é um homem que perdeu toda a família nos ataques de 11 de setembro, e mesmo anos tendo se passado, ele nunca conseguiu se recuperar do trauma.

Ao reencontrar um velho amigo amigo de faculdade, Charlie também encontra o suporte que lhe faltou durante os anos para conseguir sair ao menos um pouco do estado depressivo e voltar a ver sentido na vida.

Elenco: Adam Sandler, Don Cheadle, Jada Pinkett Smith, Liv Tayler

Direção: Mike Binder

As Torres Gêmeas (2005)

Publicidade

Publicidade

Um dos filmes que mais conseguiu explorar os acontecimentos daquele dia fatídico que marcou um país inteiro e o mundo.

O filme acompanha oficiais de segurança de Nova York que são enviados para socorrer os sobreviventes do primeiro atentado contra o Word Trade Center. Acontece que, enquanto estão dentro do segundo prédio retirando as pessoas, a torre também é atingida, fazendo com que os agentes fiquem presos nos escombros e também precisem lutar por suas vidas.

Filme disponível na Netflix.

Elenco: Nicolas Cage, Michael Peña, Maria Bello, Will Jimeno

Direção: Oliver Stone

A Hora mais Escura (2012)

Publicidade

Publicidade

Em “A Hora mais Escura”acompanhamos uma história ficcional inspirada nas buscas ao terrorista Osama Bin Laden que acabou sendo capturado e morto em 2012.

Maya (Jessica Chastain) é uma experiente agente da CIA que acaba sendo encarregada de conduzir uma série de interrogatórios de membros da Al Qaeda com o objetivo de chegar até o líder da organização, Osama bin Laden. Com isso, acompanhamos várias buscas e investigações que levaram militares americanos ao território onde o terrorista foi morto.

O filme está disponível na Netflix.

Elenco: Jessica Chastain, Chris Pratt, Jennifer Ehle, Jason Clarke

Direção: Kathryn Bigelow

O Relatório (2016)

Publicidade

Publicidade

Diferente de “A Hora mais Escura”, o objetivo do longa “O Relatório” é expor que nem tudo foi assim tão heroico por parte das agências de segurança dos Estados Unidos para realizar seus objetivos antiterroristas ao longo dos anos, após o 11 de setembro.

Baseado em fatos, o filme conta a história de Daniel J. Jones (Adam Driver) que inicia uma investigação sobre o programa de interrogatórios da CIA, criado após os atentados de 2001. Sua busca, no entanto, irá revelar uma série de abusos de autoridade, crueldades e atos fora da lei cometidos pela agência com a justificativa de “manter a segurança nacional”.

O filme está disponível no Amazon Prime Video.

Elenco: Adam Drive, Annette Bening, Jon Hamm, Maura Tierney

Direção: Scott Z. Burns

Voo United 93 (2006)

Publicidade

Publicidade

Em 11 de setembro de 2001 uma viagem curta se torna um pesadelo para a tripulação do Voo 93 da United Airlines. Terroristas sequestram o avião e seus passageiros com o objetivo de torná-lo parte do maior atentado terrorista do mundo.

Ao descobrir os planos dos terroristas, os passageiros decidem se reunir para impedir que os criminosos tenham sucesso, interceptando suas armas e torcendo por um fim diferente do que houve com os aviões que destruíram as Torres Gêmeas minutos antes.

Apesar de boa parte da história ser romanceada e ficcional, os acontecimentos do filme foram inspirados na história real do Voo 93, um dos quatro aviões sequestrados no 11 de setembro.

Filme disponível no Telecine.

Elenco: Christian Clemenson, David Alan Basche, Trish Gates, Opal Alladin

Publicidade

Publicidade

Direção: Paul Greengrass

CONFIRA Também:

Superstore | Veja detalhes da série de humor que chega em setembro na Netflix

E você, já assistiu algum dos filmes sobre o 11 de setembro, listados aqui? Para mais indicações de filmes não deixe de continuar acompanhando nosso site e também as redes sociais do Sobre Sagas.

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.

Deixe seu comentário